
Uma manutenção constante do seu carreto prolonga a vida deste em muitos anos,
É importante que após a jornada de pesca que se efectuo, seja realizada uma limpeza no carreto, este nunca devera ser colocado debaixo de agua corrente, pois isso leva a que os sais que se encontrem depositados no exterior deste, sejam transportados para o seu interior dando inicio a um processo de corrosão,denominado de corrosão galvanica (contacto de metais com diferentes graus de Nobreza, o metal menos nobre oxida enquanto se da uma deposição no mais nobre conhecida por Redução)que é acelerada com o contacto do sal.
A limpeza do carreto deve de ser efectuada com um pano húmido, poderá ser utilizado ainda um detergente com PH neutro, após a limpeza o carreto devera ser bem enxugado com um pano seco, de modo a eliminar qualquer vestígio de humidade existente nele.
A bobine com a linha devera ser removida e colocada em agua durante algum tempo e se possível passa-la por varias águas de modo a eliminar o sal que se encontra preso no seu interior,neste processo não é aconselhável a utilização de nenhum detergente pois estes poderiam reagir com o fio e alterar as suas características,no fim limpe tudo muito bem com um pano seco. É importante uma inspecção periódica ao fio da bobine, e sempre que notar alterações a nível de cor, resistência e elasticidade do fio este devera ser substituído.
No fim da limpeza do carreto é importante que se efectue uma pequena lubrificação em alguns pontos do carreto, para que este se encontre sempre leve e para que não se dei desgastes nas peças. De preferência use sempre um óleo fino mas o melhor é um lubrificante a base de silicose porque não afecta as linhas.
Periodicamente é importante que se efectue uma revisão mais profunda no seu carreto, deve abrir e remover toda a massa de lubrificação que la se encontre com um solvente que não seja muito agressivo, eu costumo usar WD40. É importante que aproveite este momento para fazer uma vistoria as peças que la encontra, ao mínimo vestígio de corrosão desgaste ou fadiga do metal e conveniente que efectue a substituição da peça em questão, ao terminar a limpeza e a vistoria das peças, aplique nova massa lubrificante nas peças do seu carreto, assim este estará preparado para mais algumas jornadas de pesca .
São alguns minutos que se perdem, mas são anos de vida que o seu carreto ganha.
Marco Figueiredo
Sem comentários:
Enviar um comentário